Parabéns pelo seu aniversário, Fabiano. Desejo a você muita felicidade e tudo de bom. você tem me ajudado sempre em tantas coisas. Obrigada pela amizade.
O post de hoje está comprido. Pode ir lendo aos poucos porque tem vários assuntos misturados.
No meu último post, me pediram a receita da omelete japonesa. Se chama tamagoyaki (tamago é ovo, yaki é frito ou assado, no caso é frito). Achei no Youtube uma receita de Dashi maki tamago. Dashi significa água quente com essência de peixe ou kombu (alga). Eu não coloquei dashi na minha receita. Este é o link. Tem vários outros na mesma página. Eu não tenho frigideira quadrada. Faço com a redonda mesmo.
Mudando de assunto, esta é uma salada oriental de carne e verduras, legumes.
http://www.youtube.com/watch?v=HkbQ7VqdOvs&feature=related
O que escrevi acima tem muitas palavras japonesas e o significado. Fica sendo a aulinha de japonês de hoje.
O economista alemão Gossen formulou uma lei interessante: quando uma pessoa está fazendo alguma coisa, ela passará a precisar de mais estímulo para ter prazer com aquela atividade. Pode ser um trabalho, no amor ou ter um blog (na verdade, ele é um cara antigo, não tinha blog na época dele). Passado um tempo, se o estímulo não aumentar, começa a haver desinteresse. o estímulo terá que ser maior para continuar o interesse. Eu particularmente acrescentaria que em algumas atividades, muitas vezes quando a pessoa consegue criar um hábito, não precisará de estímulo para continuar. Por ex: alguma atividade física, um hobby ou ter um blog. Pensei nisso porque às vezes vejo pessoas cansadas de manter um blog. (não é o meu caso). Vejo que tem gente que tornou isso um hábito. Outras para quem o blog já deu tudo o que tinha que dar e fica a vontade de dar um tempo. Acho que tudo varia de pessoa para pessoa. O melhor é seguir o coração e fazer as coisas por prazer.
******************************
Fiz com aquela carne fininha que vendem em supermercados japoneses.
Receita:
300g de carne fininha
1 pepino, 1 cenoura média, 1 xícara de nabo (daikon) tudo cortado em senguiri. Senguiri é como está na foto, fininho e comprido. ( se quiser pode usar repolho, pimentão vermelho tb)
1/2 copo de vinagre, 1/2 copo de shoyu (molho de soja), 1/2 copo de óleo
Modo de preparo:
Cortar todas as verduras e colocar numa travessa de modo alternado e harmônico
-Levar ao fogo tudo junto: vinagre, shoyu e óleo
-Ligar em fogo médio
-Quando levantar fervura, colocar a carne
-Quando a carne estiver cozida, colocar ainda quente sobre a verdura com uma concha
Fica uma delícia. Até crianças comem bem, porque a verdura fica bem temperada. Não só crianças, acho que é um prato que os maridos e namorados também gostam. Se preferir, pode reduzir para 1/3 ou 1/4 de copo de shoyu, vinagre e óleo. Todos na mesma proporção.
****************************
Fiz alguns marcados de livro.
Acima tem uns de motivos religiosos
que fiz para uma amiga muito religiosa.
Esses da foto acima fiz com tecido japonês.
Os do centro fiz com um tecido lindinho
de matrioshkas que achei em oferta.
Costurei as rendas e fitas para não soltarem.
Comprei uma maquininha de plastificar
e tem sido muito útil.
Nas lojas no Japão se chama
laminating machine.