terça-feira, 9 de junho de 2009

Curry / カレー  karêe


Obrigada pelos comentários para a salada Niçoise. Como sou esquecida! Esqueci de citar o molho. Essa salada fica bonita, por isso acho aconselhável levar à mesa sem misturar como fazemos com saladas de folhas.



Para fazer o molho:



-Colocar em um pyrex: óleo ou azeite, vinagre ou limão, sal e pimenta-do-reino (com hífen?) tudo a gosto.
-Misturar e colocar sobre a salada.


-----------------------------------------------------------------------------------
A massa da pizza não é segredo de família não, imaginem. A minha mãe me deu a receita mas acabei mudando um pouco as quantidades. Porque aqui faz muito frio e muito calor, por isso varia a quantidade de líquido.




Como ando fazendo 'a olho' ultimamente, tenho que pensar e passar as medidas certas. Aguardem mais um pouco. Vale à pena, a massa é fácil e muito gostosa. A minha pizza não garanto, mas a da minha mãe todos que comem dizem que é melhor que de pizzaria.

-------------------------------------------------------------------------------------


Aqui está começando o verão. Desde que comecei o blog vejo que as comidas que estou postando nem sempre combinam com o clima do Brasil.





Vou procurar colocar mais sopas e bebidas que combinam com o frio.
Mas tem gente que lê no Japão, então fico em dúvida se coloco comida de frio ou calor.




Curry de frango e leite de coco


A receita deste curry é simples, vai cebola, canela, cravo, pó de curry, garam massala ( mistura de temperos indianos para curry), frango, leite de coco. Eu sempre coloco algo diferente, nesta foi o molho de tomate que sobrou da pizza. Não queria desperdiçar o molho. Corri o risco de ficar esquisito. Mas o curry e o leite de coco são fortes o bastante para não perder do tomate.








Dizem que junho é estação das chuvas, mas pessoalmente acho que chove o ano inteiro no Japão. Não é aquele toró que cai em São Paulo no verão. A chuva daqui costuma ser calma. Se bem que na época dos tufões, sai de baixo porque vem tempestade mesmo. Mas no resto do ano a chuva é calma.


Ali acima é o Home's o home center que mostrei outro dia. Impressionante o número de guarda-chuvas (com hífen?) que vendem. Tem de várias cores e preços. Aqui o povo usa muito guarda-chuva.


Bom dia para vocês.




6 comentários:

keka disse...

oi Elisa, o tradutor que vc perguntou é gratis. Vou olhar qual foi o site que eu peguei e comento aqui pra vc.Depois eu te visito com mais calma e vejo suas receitas.
beijos

CANTO EN FLOR disse...

Muito interessante!
Cumprimentos calorosamente!

Mônica disse...

Eu não entendo nada de cozinha, mas minha irmã Andrea faz tudo direitinho e gostosos. Vamos experimentar.
Com carinho Monica

Elisa no blog disse...

Keka,
Obrigada pela visita, ficarei esperando para saber sobre o tradutor.
Elisa

Elisa no blog disse...

Canto en Flor,
Gracias por tu visita.
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi Monica,
Sua irmã é a Andrea, não?
As receitas dela são muito legais, tenho acompanhado o blog dela.
beijos,
elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...