quinta-feira, 18 de junho de 2009

Receita de pizza



Voltando a um assunto de dias atrás, o tako-yaki é apenas uma bolinha de farinha. Mas lá dentro tem muitos ingredientes. Diria que é praticamente uma pizza em formato de bola. Ambas tem massa de farinha de trigo. O tako-yaki leva vários ingredientes dentro. Sempre achava meio caro quando se vende. Mas para fazer também não sai barato e dá trabalho. Mas é muito gostoso. Não sei porque não é mais conhecida fora do Japão.



Certa vez conheci uma advogada nissei. Perguntei a ela o que ela mais sentia falta do Japão. Ela disse que era tako-yaki. Ela disse que procurou mas não achou no Brasil. Isso faz 10 anos, talvez alguém esteja fazendo hoje em dia.



Fiz essa pizza acima com molho de tomate, queijo, manjericão e orégano.


Massa de Pizza da Elisa


Esta é uma receita até com horário de começar o preparo: Recomendo por volta das 2 da tarde. Isso para dar tempo de preparar a massa e conseguir comer cedo.


(Tenho uma amiga que começou lá pelas 7 da noite e a pizza ficou pronta muito, muito tarde e todo mundo da família reclamou. Os filhos eram pequenos na época). Já comecei às 5, 4 mas fica muito corrido.

Ingredientes:
-500g de farinha de trigo

-20g de fermento para pão do Brasil ou 10g do fermento do Japão que é seco, em pó.

-1 colher de chá de açúcar

-meio copo americano de óleo (mais ou menos ou 100 ml)

-água

-1 pitada de sal

Modo de preparo:
-Misturar farinha, óleo, fermento e açúcar

-Ir acrescentando água até desgrudar da mão


Obs: colocar o sal depois, ouvi que ele atrapalha o crescimento da massa.

-Coloque em uma vasilha grande (pois a massa dobra de tamanho)

-Coloque um papel filme tipo Ziploc para não secar

-Deixe descansar


Daqui para frente desenvolvi um jeito meu. Faço pizza há anos. Já errei bastante...


Para mim dá certo assim: cada vez que a massa estufa, eu vou lá e dou uma socadinha para ela abaixar. Faço isso de 4 a 5 vezes. Antigamente eu ficava sovando, mas ultimamente não sovo mais. Só ajudo a abaixar a massa. Assim o gás mal-cheiroso vai saindo aos poucos.
-Acrescente o sal. Se gostar da massa mais salgada, coloque uma colher de chá. Mas se não gostar dela tão salgada, coloque só uma pitada.

Depende do clima, da umidade, do fermento.

Como gosto de massa bem fininha, coloco menos fermento do que as receitas recomendam.

Se vc gosta de massa grossa como da Pizzaria Speranza, coloque mais fermento.


Abrir a massa com rolo ou dentro de um plástico assim não suja nem a mão, nem a pia nem o rolo. Muito prático. Se alguém quiser mais detalhes me escreva.


-Colocar sobre uma forma.

-Colocar molho de tomate.

-Colocar o topping a gosto. Pode ser queijo, chocolate, o que vc quiser.

-Levar ao forno de 180 graus durante 15 minutos. Depende do seu forno.

Está pronto quando as bordas estiverem coradas.


Ufa, que receita comprida. É por isso que pizza demora para ficar pronta! O meu filho sempre me ajudou. É legal pegar todo mundo que estiver por perto (mãe, pai, filhos, marido) e ir dando as tarefas.


Eu faço bastante massa e depois congelo. Em formato de almofada, claro.






7 comentários:

Monica disse...

Na Liberdade eles vendem takoyaki em espetinhos, tb já vi vendendo essa maquina. já vi fazerem bolinhos de legumes c/ essa chapa.

Mônica disse...

Sabe o que mais eu te admiro. E que tudo que voce faz voce coloca seu filhinho para ajudar.
Eu sou a mais velha de seis irmãos .
Lá em casa mamae trabalhava o dia todo e papai também. Ficavamos com a Tonha nossa segunda mãe.
Mas ela não gostava que eu entrasse na cozinha, então nao me ensinou nada.
Eu morria de medo de morrer de fome. Ficava pedindo as minhas comadres para me dar de comer na velhice.
Hoje moro com minha irmã Andrea e mamae e ainda não aprendi a cozinhar.
Talvez se a Tonha tivesse feito como voce eu teria aprendido, porque ela ensinou para as gemeas que são 8 anos mais nova que eu.
Como sempre vou pedir para ela fazer.
Parece tão fácil do jeito que escreveu.
Com carinho Monica

Angela disse...

Olá Elisa,
Obrigada pelas receitas, vou fazer e depois te conto.
Esses doces estão lindos e parecem ser deliciosos.
Bjs

Elisa no blog disse...

OI Monica,
Obrigada pela informação. tinha ouvido dizer que existia mas essa é a primeira inf. mais precisa que tenho. Vc já comeu takoyaki de espetinho? A máquina é elétrica e pequena como a minha?
beijos,
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi Mônica,
Suas histórias são sempre deliciosas.
Coloco meu filho para ajudar desde pequeno. A primeira ajuda foi descascar ovo cozido, ele só tinha 1 ano de idade. Aos poucos fui pedindo várias coisas e ele sempre ajudou. Mas a gente tem que ter paciência porque crianças são lentas e fazem muita sujeira...
beijos,
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi Angela,
Essa receita de pizza escrevi especialmente para vc. Se tiver mais alguma dúvida, por favor pergunte. Espero que a minha receita tenha ficado boa porque escrevi tantas observações que tenho medo que tenha ficado confusa.
beijos,
Elisa

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

OI ELISA PASSEI AQUI PRA DAR UMA ESPIADINHA NO SEU BLOG ADOREI MUITO BOM VC. COLOCA TD NO SEU BLOG QUE INTERESSANTE NE...GOSTEI..ESTOU COMEÇANDO O MEU AGORA E NAO SEI MEXER MUITO AINDA...O MEU ESPOSO PARECE SEMPRE ESTAR LENDO SEU BLOG POIS FOI ELE QUEM ME INDICOU PRA MIM TER IDEIAS PRO MEU...EU SOU ARTESA E MORO EM YOUKOUDAI PERTO DE VC..SE QUISER ME FAZER UMA VISITINHA MAS AINDA NAO TENHO MUITA COISA..VISITEI A PAG DA FERANDA E ELA ENSINA UM PC SOBRE BLOGS QUERO APRENDER PRA MELHORAR O MEU.. GOSTEI E ESTAREI VOLTANDO AQUI MAIS VEZES ..BOM DIA PRA VC..NEUSA

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...